14 de fev. de 2016

Resenha: Tudo Aquilo Que Não Sou

Se tem uma coisa que eu gosto de falar e tentar entender, essa coisa não é uma coisa. Eu tenho um humor bem ruim, desculpa. Enfim, tal coisa seria as pessoas. As pessoas, seus sentimentos, suas atitudes e seus motivos. Então resolvi escrever um pouquinho sobre uma pessoa, mais precisamente uma personagem, que me deixa cada vez mais maluca e, incrivelmente, encantada pelas pessoas. Principalmente por aquelas que parecem – e provavelmente são – um caso perdido.
                
Na verdade, resolvi escrever um pouquinho – ou poucão – sobre a história dessa criatura sem noção, louca e sem limites, mas que nos amarra nela com um nó bem apertado. Cuidado pra ela não te puxar pra baixo!

Ah, é a minha primeira resenha! Sejam bonzinhos, que eu estou em propriedade desconhecida, mas venham comigo conhecer a Menina Vê!

Tá, a história se chama Tudo Aquilo Que Não Sou, tem como autora a linda Fernanda Campos, a Fê, que além de um amor é uma praga escrevendo.

Aliás, depois do capítulo de hoje ela me deve um coração novo.
                
Em TAQNS, temos Vênus, que é tudo de errado que uma pessoa pode ser. (Quase) sem exagero nenhum. “Vênus não quer ser perfeita como a irmã foi antes de morrer...” e por isso vive a vida igual uma maluca psicótica sem cérebro. Aí temos o Pedro, o professor ruivo viciado em Mitologia Grega, lindo de morrer, que é um amor, mas a Menina Vê não acha, e os dois se trombam na vida de um jeito que até a gente fica meio zonzo pra entender tudo que acontece.
                
Só que Menina Vê não é só uma doidinha irresponsável e Moço Pedrão não é só um professor amor e ruivo.
                
Aí é onde a história é maravilhosa. Cada personagem é muito mais do que aparenta ser, e não só os protagonistas são articulados dessa maneira incrível. Ao escrever TAQNS, a Fê – com todas as suas regras um tanto perfeccionistas e paranoicas – criou um enredo que só deixa furos propositais.
               
 A história narrada em primeira pessoa nos confunde e nos faz ver o lado totalmente parcial da Menina Vênus, que é um tantinho injusta com Deus e o mundo, mas que nos dá o presente de uma protagonista nada mocinha de novela da Globo.
                
Se você quer um romance leve com uma mocinha e uma história fofa, não leia TANQS. Se você procura uma história maluca com gente maluca e que precisa de terapia, e mais ainda, de muito amor, eu te recomendo essa coisa linda que é Tudo Aquilo Que Não Sou.
                

A história está disponível no Wattpad, e a Fê vive avisando lá no @nanzcampos (Twitter).
                
Aproveitem a leitura e mergulhem de cabeça, sem medo da dor e do afogamento.

                

Beijinhos, e até logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário